Queda nas vendas durante a pandemia: o que poderia ter sido evitado se você vendesse online?

Atualizado em 04/07/2021 por Contábil Hub

Quem não aguenta mais ouvir falar em pandemia, levanta a mão! 

Estamos há praticamente um ano e meio vivendo reféns dessa situação e, infelizmente, durante esse período que virou nossas vidas e economia de pernas para o ar, muitos empreendedores precisaram reduzir e até fechar seus negócios para que todos pudessem “ficar em casa”, conforme as diretrizes dos órgãos de saúde, para diminuir a propagação do vírus.

E, como você sabe, essa redução e fechamento das lojas físicas têm provocado uma queda brutal na economia local, não é mesmo? Mas, se assim como a gente, você é antenado nas notícias e está sempre de olho nas novas tecnologias, sabe muito bem que uma alternativa para se manter ativo e, até mesmo reposicionar o seu negócio, é – sem dúvidas – o modelo online.

Então, se entre os problemas que poderiam ter sido evitados com um modelo online, como “ah, o meu negócio fechou”, “o rendimento das minhas vendas caiu e eu não sei o que fazer”, “poxa, minha negociação não foi para frente porque a reunião presencial não foi possível”, separamos algumas dicas para você se reinventar ou começar do zero.

Inovação: essa é a palavra-chave – e que nós amamos!

Você deve estar cansado de ouvir essa palavra: I N O V A Ç Ã O. Mas, vamos te contar uma coisa: é preciso dizer o óbvio. Por isso, a partir de agora, inovar deve ser o seu lema – e que vai muito além de apostar numa nova tecnologia. É preciso criar uma nova maneira de lidar com problemas e oferecer soluções rápidas na hora de anunciar ou fechar um negócio.

Portanto, se o seu negócio ainda não está no ambiente online, sentimos em lhe dizer que você está perdendo dinheiro. Sendo assim, a nossa primeira dica é que você tenha uma loja online do seu negócio. Se você já tem, ótimo. Do contrário, comece já a mexer os seus pauzinhos para providenciar!

Nossa segunda dica é algo que está na palma da sua mão: o seu celular. Isso mesmo. Dá pra fazer ótimos negócios com esse aparelhinho. Mas como? Bom, muito simples: invista na instalação do WhatsApp Business. Ele pode ser uma grande solução para garantir suas vendas, pois permite que você atenda seus clientes de qualquer lugar do mundo de uma forma simples e eficaz.

Site funcionando – leia-se e-commerce, WhatsApp Business instalado, a nossa terceira dica é: comunique-se com o seu público. Transforme as dificuldades e a distância em oportunidades, o que pode ser resolvido com uma boa presença nas redes sociais. Para isso, seja próximo do seu cliente, se mostre acessível e divulgue de forma estratégica o seu produto.

“Vendi o meu produto. E agora? Como vou entregar?”. Bom, a resposta dessa pergunta é a nossa quarta dica e é bem simples: caso a entrega seja para uma cidade diferente da sua, dependendo do seu produto, você pode fazê-la pelos Correios ou transportadora. Agora, se a entrega for no mesmo município, você pode investir no delivery. Ou seja, o serviço de entrega em domicílio não serve apenas para restaurantes, podendo ser utilizado por lojas, lavanderias, farmácias etc.

Fechando as indicações deste conteúdo, a nossa quinta dica também é muito preciosa. Não adianta muito você investir num bom site, ter um ótimo relacionamento com o cliente e uma excelente mercadoria sem uma equipe contábil especializada em e-commerce para auxiliar você com todos os processos que o modelo exige, otimizando o seu tempo e acelerando o seu ganho e crescimento. Afinal, as transações online têm uma complexidade contábil por trás.

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